Como diz a frase: Boas meninas escrevem diário, meninas malvadas não tem tempo pra isso... Meu blog é meu DIÁRIO rsrsrs... Posto aqui tudo que desperta meu interesse de forma positiva ... ou nao ...

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Receitinha: Petit Gateau!

 
 

Enviado para você por Samara através do Google Reader:

 
 

via Chata de Galocha! | Lu Ferreira de A Chata em 29/08/10

Essa semana vou mostrar a minha top sobremesa!! A preferida ever: petit gateau!! O petit nada mais é do que um bolinho, com a casca crocante e o interior toooodo cremoso! Há várias versões sobre o surgimento dele: alguns falam que foi na França, outros, nos EUA. O fato é que alguém errou o ponto e tirou um bolinho do forno antes da hora!
Ele parece ser mega difícil de fazer, né? Antes de aprender, ficava imaginando por onde eles colocavam aquela parte molinha dentro do bolo, ahahahah… Mas vocês verão que é bem simples! Talvez a única dificuldade seja com a forminha… Eu tenho as que são próprias para isso, mas também já usei as de empadinha e deram super certo! Se não rolar nenhuma das duas, também vale aquela xícara de porcelana bem resistente. Vale tudo gente, só não vale ficar sem petit!!!!! Nhammm…
Nós vamos precisar de:

2 ovos inteiros
2 gemas
3 colheres (sopa) de açúcar
200gr de chocolate meio amargo
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
2 colheres (sopa) farinha de trigo
Manteiga e farinha para untar
Sorvete de creme, calda de frutas ou farofa doce para acompanhar!

Preparo:
A primeira coisa a fazer é ligar o forno, na temperatura máxima.
Em seguida, nós vamos fazer uma mistura do chocolate com a manteiga. Para derreter, coloque em um prato e deixe 1 minuto no microondas.

Depois é só misturar bem e deixar reservado com os outros ingredientes.
Agora nós vamos bater os ovos, as gemas e o açúcar. Eles devem formar uma espuma com bastante bolinhas!

Despois disso, nós acrescentamos a mistura de chocolate com manteiga na espuma de ovos e açúcar, e misturamos bem. A massa fica bem lisa e brilhante… Nessa hora eu já começo a querer lamber as fotos!! Hahahahhaha…
Já chegamos ao final. Vamos colocar a farinha e pronto! Mas aqui vem um segredo pra massa ficar bem leve e o recheio molinho, molinho…

Nós não devemos colocar a farinha direto na massa. Ela não pode não se dissolver completamente e deixar nossa massa toda cheia de bolotinhas e bléh! Vai ficar bem feio!
Pegue a medida de farinha, coloque num potinho menor e acrescente um pouco da massa, mais ou menos umas 3 colheres de sopa, e misture bastante, só com esse poquinho de massa mesmo. Depois de tudo bem misturadinho, podemos juntar ao restante da massa. Sejamos delicadas ao misturar, nesse ponto a massa já está pronta.

Agora vamos untar as forminhas, usando manteiga e farinha (ensinei como faz naquele post do bolo de fubá, lembram?). Com todas untadas, coloque a massa na forminha. Ela deve ocupar somente metade da altura, porque ele vai crescer um pouquinho!
Essa receita rende 8 forminhas. Ao levar ao forno, nós devemos colocá-las dentro de uma outra assadeira de alumínio. O tempo de forno é bem curtinho. Tipo, não pode sair da cozinha enquanto eles assam senão a gente perde o ponto!! No meu forno eles assam em 5 minutos, mas isso pode variar, tá? O ponto é quando eles estão com a casquinha crocante mas estão moles no meio ainda.

E é assim gente! Eles assam e já saem do forno com o recheio molinho! Eu praticamente falei Eureka quando descobri!!!
Agora você desenforma sobre o prato que irá servir, coloca uma bola de sorvete de creme e divirta-se! Se quiser, também fica gostoso colocar alguma calda de frutas ou uma farofa doce.
Como eu sou fã incodicional dessa maravilha, essa foi a receita que mais gostei de fazer até hoje aqui pra vocês. Por isso desculpa ae a empolgação e se ficou muito extenso! Mas eu espero que todo mundo tenha gostado e quem fizer, me conte!

Gostaria de deixar registrado os parabéns pra 2 chatinhas queridas! A Quel e a Bela, da equipe do blog, que estão aniversariando nesse fim de semana!
Imaginem uma velinha em cima do petit gateau e que estamos todos nós aqui do Chata cantando parabéns pra vocês! Muitas felicidas e muitas chatices pra todas!


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Manual do Cafajeste

Manual do Cafajeste (só para mulheres)

contador

Minha lista de blogs

gentileza

Gentileza Gera Gentileza

Estilo de casa

http://estilodecasa.blogspot.com/

Umbigo no fogao

CQC



Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Sou alguem muito grata pela vida, pela boa saude e pela boa sorte que possuo...

Video BOMMMMbril