Como diz a frase: Boas meninas escrevem diário, meninas malvadas não tem tempo pra isso... Meu blog é meu DIÁRIO rsrsrs... Posto aqui tudo que desperta meu interesse de forma positiva ... ou nao ...

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Bolo Mármore

 
 

Enviado para você por Samara através do Google Reader:

 
 

via Cinco Quartos de Laranja de Laranjinha em 28/05/10

Há bolos que me fazem lembrar a minha infância e o bolo mármore é um desses bolos. Na altura deveria estar na moda e não havia festinha ou aniversário em que não houvesse bolo mármore. Acho que as pessoas se divertiam com o efeito claro/escuro e tentavam fazer marmoreados diferentes. Eu achava imensa piada, para além de achar o bolo óptimo.

Num destes últimos domingos, descobri um pacote de chocolate na despensa em fim de validade e resolvi dar-lhe uso urgentemente.

A decisão recaiu sobre uma receita de bolo mármore, de que já tinha saudades. A receita encontrei-a no livro de recortes de receitas de jornais bem velhinhos que fiz já há alguns anos, mas dado que não fiquei com as referências, nem do jornal, nem da data, nem da pessoa responsável pela secção, acabo por não saber de quem é a receita, apesar de achar que é de Maria de Lourdes Modesto.

Ingredientes:
200 g de farinha
200 g de açúcar
150 g de manteiga
4 ovos
125 g de chocolate em pó
1 colher de chá de fermento em pó


1. Bater muito bem a manteiga com o açúcar até ficar em creme.

2. Adicionar os ovos um a um e ir batendo sempre. Adicionar a farinha misturada com o fermento.

3. Dividir a massa em duas porções. Misturar numa delas o chocolate em pó.

4. Numa forma untada com margarina e polvilhada com farinha colocar a massa, umas colheradas de massa escura e outro tanto de massa clara, em cima da massa escura colocar massa clara e assim sucessivamente.

5. Levar ao forno a cozer em forno médio.

Na confecção, a massa escura ficou um pouco mais densa que a massa branca, mas depois do bolo sair do forno e provar a primeira fatia, não notei nenhuma diferença.

Em relação à mistura da massa, usem a imaginação, para que fique com um marmoreado ao vosso gosto.

O bolo ficou óptimo e pouco a pouco as fatias foram desaparecendo. Foi impossível comer uma só!

 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Manual do Cafajeste

Manual do Cafajeste (só para mulheres)

contador

Minha lista de blogs

gentileza

Gentileza Gera Gentileza

Estilo de casa

http://estilodecasa.blogspot.com/

Umbigo no fogao

CQC



Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Sou alguem muito grata pela vida, pela boa saude e pela boa sorte que possuo...

Video BOMMMMbril