Como diz a frase: Boas meninas escrevem diário, meninas malvadas não tem tempo pra isso... Meu blog é meu DIÁRIO rsrsrs... Posto aqui tudo que desperta meu interesse de forma positiva ... ou nao ...

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Batata assada recheada - ATUALIZADO

 
 

Enviado para você por Samara através do Google Reader:

 
 

via Feito a mão de Cláudia Ramalho em 13/01/10

batata_recheada 015

Eu amo batatas e tudo o que se faz com elas. Mário também é fã de pratos com esse tubérculo. Já disse que ele é louco por nhoque, né?

Pois é, há muitos anos eu tinha vontade de fazer batatas recheadas aqui em casa, do tipo servido na Roasted Potato.

Resolvi testar um dia desses. Foi uma verdadeira experiência científica, pois fiz sem receita alguma. Como era minha primeira vez, usei apenas 3 batatas, com medo de desperdiçar material.

A primeira dificuldade foi encontrar batatas graúdas, selecionadas. Escolhi as maiores que encontrei (e mesmo assim não eram gigantes). Lavei bem as cascas e levei ao forno.

Vejam na foto abaixo: retirei a grade mais alta do forno e as coloquei diretamente na grade inferior. Para não ressecarem durante o cozimento, coloquei uma panela velha (cujo cabo tinha caído) com água no forno, o que ajudou a criar vapor. Esse detalhe é importantíssimo!

batata_recheada 010

Com o forno alto, deixei-as assarem por pouco mais de uma hora, virando-as algumas vezes. O tempo varia conforme a potência de cada forno e o tamanho das batatas. De vez em quando, eu as espetava, para verificar sua consistência. Quando achei que estavam macias o suficiente, desliguei o forno.

Vejam a foto das batatas depois de assadas. A casca fica meio enrugadinha.

batata_recheada 001

Sei que esse post não é sobre fotografia, mas me desculpem a qualidade das fotos. Afinal, não se pode assobiar chupando cana, não é? Ou cozinho ou me preocupo com o fotômetro da máquina. Então, vamos continuar.

Depois de assadas, cavei um buraco nas batatas e retirei uma parte delas. Amassei a batata retirada e temperei com sal.

batata_recheada 003

Fiz a mesma coisa com a batata inteira – machuquei boa parte da batata com um garfo e salguei (pois ela tinha sido assada totalmente insossa).

batata_recheada 005

Recheei as batatas com frango desfiado em duas delas e carne seca acebolada na outra (aqui nós chamamos de carne de sol).

batata_recheada 006

Empurrei com um garfo o recheio para o fundo da batata e sobre ele, coloquei o restante da batata amassada (aquele que eu tinha tirado para fazer o buraco).

batata_recheada 013

Por cima, joguei o molho branco, cuja receita eu já postei aqui.

batata_recheada 014

Pode-se usar outros recheios e molhos, conforme o gosto pessoal de cada um. No cardápio disponível no site da Roasted Potato, há várias combinações que podem servir de inspiração.

Modéstia à parte, posso dizer que minhas primeiras batatas recheadas ficaram deliciosas. Com certeza as farei outras vezes, para testar novas combinações. É uma boa opção para o lanche ou jantar, para aproveitar sobras de frango, camarão ou carne moída do almoço.

É um verdadeira ironia que eu esteja com tanta inspiração na cozinha, tendo duas filhas que comem igual a passarinhos e se recusam a experimentar pratos novos!!!!!

Um cheiro e até mais!

ATUALIZAÇÃO

Essa foi minha primeira vez assando batatas. Ficaram exatamente do jeito eu queria, mas acho que ainda posso aperfeiçoar a técnica, ou não? As mais experientes já vieram contribuir com dicas preciosas, quer ver só?

Dica da Cris, do Bird Crafts:

1. Molhar a batata e colocar sal na casca (para ficar crespinha);

2. Espetar a batata com o garfo para ela não estourar no forno;

3. Enfiar um espeto de metal por dentro da batata, para ela cozinhar mais rápido (o metal ajuda a conduzir o calor ao centro da batata).

Dica da Fabiana, do Delícias Culinárias: enrolar a batata no papel alumínio.

Ah, e ontem por coincidência, a Flávia, do Arte na Cozinha, postou uma versão de batata assada no microondas, para as mais práticas. Vale a pena conferir.


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Manual do Cafajeste

Manual do Cafajeste (só para mulheres)

contador

Minha lista de blogs

gentileza

Gentileza Gera Gentileza

Estilo de casa

http://estilodecasa.blogspot.com/

Umbigo no fogao

CQC



Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Sou alguem muito grata pela vida, pela boa saude e pela boa sorte que possuo...

Video BOMMMMbril