Como diz a frase: Boas meninas escrevem diário, meninas malvadas não tem tempo pra isso... Meu blog é meu DIÁRIO rsrsrs... Posto aqui tudo que desperta meu interesse de forma positiva ... ou nao ...

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Reaprendendo a comer...

 
 

Enviado para você por Samara através do Google Reader:

 
 

via Arte na Cozinha de Fla em 24/08/09

Engraçado que quando a gente entra no consultório de uma nutricionista, já sabe o que vai ouvir, que 90% dos seus hábitos alimentares estão, obviamente, errados. Mas mesmo assim, entra se achando o dono da verdade, claro, para não perder a pose.

Comigo isso já se repetiu inúmeras e inúmeras vezes. Mas o conceito que eu tinha, até hoje de endocrinologistas, era de que eu precisava "perder peso". Não estou criticando a profissão, mas sei que passei por alguns profissionais que, apesar de conceituados na cidade, nada mais fizeram do que me entupir de anfetaminas, fazendo com que eu emagrecesse, mas sem me preocupar de fato, com a minha saúde.

Dessa vez, até pelo motivo que está me levando a emagrecer, eu preciso emagrecer com saúde, e com a ajuda da minha ginecologista, descobri que existe um programa da Unimed voltado para reeducação alimentar.

Foi lá que semana passada fiz a primeira consulta com uma nutricionista super bacana, que por sinal, eu já até conhecia, mas na época nem fazia idéia da profissão dela. Vou resumir aqui embaixo o que ela me disse. Algumas coisas claro, todos nós já estamos cabeludos de saber, mas outras são bem interessantes.

A primeira coisa que me chamou a atenção é que obrigatoriamente, tendo fome ou não, eu preciso fazer 6 refeições diárias: café da manhã (07:00), colação (09:30), almoço (12:15), lanche(16:00), jantar (20:00), ceia (22:30). Come-se várias vezes, em pouca quantidade. Assim você nem tem chance de sentir fome.

Esses horários foram estipulados por nós duas, diante da minha rotina, e com o intuito de que eu não fique mais do que 4 horas sem comer alguma coisa. E como acordo às 07:00 e vou dormri às 23:00 esse foi o "cronograma" que montamos.

Sobre frutas nem preciso dizer que elas são necessárias, mas infelizmente, em casa não temos esse hábito de comprar frutas, por isso, agora sou obrigada a mudar radicalmente, e obrigatoriamente preciso comer 2 frutas por dia, e sempre escolher frutas de cores diferentes. Não ficar só na maçã e pêra por exemplo. Ah sim, banana e abacate estão fora da minha lista. Muito de vez em quando posso.

Verduras e legumes nunca foram problema pra mim. Tirando alface que definitivamente não vejo graça alguma e aquelas que tem sabor amargo como almeirão, jiló e chicória, de resto eu como tudo. Das verduras cruas eu posso abusar, não há limites e quanto mais melhor. Verduras cozidas e legumes crus ou cozidos, sempre 1 pires somando os dois. Algo em torno de 3 col. de sopa de cada.

Alimentos como arroz, macarrão, batata, mandioquinha, milho, podem e devem ser ingeridos. Mas claro, com parcimônia. Há que se tomar cuidado com alimentos integrais como o arroz e o macarrão, porque se você já tiver excesso de alguma vitamina no seu organismo, o alimento integral pode atrapalhar ao invés de ajudar, portanto, estes alimentos só vão entrar na minha dieta, depois que o resultado dos exames de sangue ficarem prontos.

Feijão... nunca achei que fosse tão importante comer feijão. A nutricionista ficou besta quando eu falei que comia uma vez por semana e olhe lá. Principalmente pra mim que quero ter filhos, ela disse que o feijão é essencial, portanto, religiosamente, 1/2 concha todo dia. Posso até substituir por lentilha ou grão de bico, mas ela prefere o feijão. Claro, sem bacon...rs.

Líquidos durante a refeição...nem pensar. Taí uma das coisas mais complicadas pra mim. Eu sempre fui acostumada, desde muito pequena, a tomar líquido durante as refeições. Não precisa ser suco, refrigerante, nada disso, pra mim, tendo água já está de bom tamanho. Mas agora, meia hora antes, ou meia hora depois. No começo posso tomar até 150 ml por refeição, aí vou diminuindo.

Café, chá, suco de maracujá, suco de limão, todos com adoçante, é a vontade.

Refrigerante, só o light quando a vontade for muita. Suco em pó? Nem se Jesus aparecer e me oferecer. Suco de preferência os da própria fruta (menos de laranja que está proibido, por ser muito calórico), senão der, pode ser de polpa congelada ou até mesmo um concentrado.

Leite, iogurte, queijo e derivados... ultra importantes. Até requeijão light tá valendo. Como eu não sou chegada a beber leite (mesmo assim tenho que tomar 125 ml por dia), vou abusar (no sentido mais moderado da palavra...rs) do queijo branco e do requeijão, porque iogurte é outra coisa que não gosto.

Água, 2 litros no mínimo por dia claro, você já deve estar careca de saber, eu também, mas não tomo, não adianta. Agora, preciso me policiar quanto a isso. Mas o fato é que eu não sei beber água assim, sem sede entende? Complicado...

E por último...atividade física. Nem preciso dizer que isso já está tirando meu sono não é mesmo? Eu sou a pessoa mais preguiçosa do mundo nesse sentido. Eu tiro o carro pra ir na padaria que fica há 4 quadras de casa, eu trabalho há 900 mts. do meu trabalho e vou de carro, ou seja, caminhar pra mim não é algo praseiroso. Porém, agora eu não tenho escolha. Como eu tenho um probleminha há anos no amado joelhinho, vou primeiro passar pelo ortopedista, depois ele irá decidir que exercício eu posso fazer, mas já sei que será hidroginástica. Massss, de qualquer forma, tenho que fazer. Não tenho outra opção.

Ah sim, mais uma coisa. A nutricionista disse que eu estou com retenção de líquidos muito grande, e por isso me mandou fazer drenagem linfática. Meu bolso já está doendo antes mesmo de começar. Esse será meu próximo passo. Vou tentar marcar ainda essa semana.

Bom, tenho algumas amigas no mundo da blogsfera que também estão passando por este processo, e nós vamos nos apoiando, contando as vitórias de cada uma, assim a gente se ajuda, porque pode parecer estranho, mas muitas vezes são as pessoas que estão longe que mais te apoiam quando você precisa.

É isso aí. Como eu posso comer de tudo, vou continuar cozinhando, porque afinal eu não vou viver de vento...rs, e claro, vou continuar postando aqui as coisas que preparar.

Isto não foi um post, foi um livro...rs...desculpem, mas me empolguei.

Pra quem está no mesmo barco que eu, boa sorte pra nós! Pra quem não está, fiquem na torcida.

Beijos,
Fla.

 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Manual do Cafajeste

Manual do Cafajeste (só para mulheres)

contador

Minha lista de blogs

gentileza

Gentileza Gera Gentileza

Estilo de casa

http://estilodecasa.blogspot.com/

Umbigo no fogao

CQC



Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Sou alguem muito grata pela vida, pela boa saude e pela boa sorte que possuo...

Video BOMMMMbril