Como diz a frase: Boas meninas escrevem diário, meninas malvadas não tem tempo pra isso... Meu blog é meu DIÁRIO rsrsrs... Posto aqui tudo que desperta meu interesse de forma positiva ... ou nao ...

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

OIE GENTENN...voltei ...O melhor pão de ló do mundo

 
 

Enviado para você por Samara através do Google Reader:

 
 

via a partir de 1,99 de Fernanda Couto em 26/08/09

Minha gente, o título desse post não é um exagero. A coisa é muito séria. Você está diante da melhor receita de pão de ló do universo. Macio, fofinho, cheiroso, alto, bonito e muito, muito gostoso mesmo. A certeira comparação, feita por mocinhas de outras gerações, da iguaria culinária com um belo rapaz (fulano é um pão!), sem dúvidas, surgiu depois da degustação de uma fatia desse bolinho.

Meu encontro com essa dádiva gastronômica foi casual. Buscava a melhor receita de pão de ló do mundo para resgatar o romantismo do bolo de aniversário simples e perfeito: massa branquinha e leve, recheada com doce de leite e ameixas (ou pêssego em calda, damasco) e coberta com glacê branco ou - eba! - mais doce de leite e coco ralado. Esse bolo me lembra casamento em cidade do interior, minha avó Rosa e os dias de festa na casa dela, aniversário domingo de tardezinha e outras coisas lindas. É meu bolo preferido e numa época de tantos chocolates (o tal "melhor bolo de chocolate do mundo" definitivamente não me convenceu...), fica cada vez mais raro encontrar um por aí. Como não tenho a receita da minha avó, fui atrás de outras fontes, leia-se "dá-lhe Google em pão de ló".

Achei essa receita portuguesa num site e entre os comentários, o definitivo: "Sou confeiteira, e esta é uma das melhores receitas de pão de ló que já vi, prática, diferente no modo de preparo, fofissíma, leve, muito boa e gostosa..." . Fui imediatamente convencida!

Num primeiro momento, a receita pode parecer com qualquer outra, mas tem dois segredinhos: leva água ao invés de leite e deve ser batida (na batedeira. ufa!) de 20 a 30 minutos. Isso mesmo, você não leu errado, se quiser conhecer o melhor pão de ló do mundo vai ter que exercitar um pouco esse bracinho. Fiz no meu aniversário e, ao contrário do que vejo nas festinhas, não sobrou sequer um pedacinho para ser devorado no café da manhã no dia seguinte.

Vamos a ela, minhas amiga(s) (opa, essa foi a Palmirinha, não fui eu.):

Ingredientes:
4 claras em neve
4 gemas de ovo
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 e 1/2 xícara de chá de açúcar
1 colher de sopa de fermento químico em pó
1 xícara de chá de água fervente

Preparo:
Na tigela menor da batedeira bata as claras em neve. Reserve. Na tigela maior da batedeira, coloque as gemas com a água fervente e bata até a espuma subir até as bordas. Junte o açúcar e bata mais alguns minutos. Sem parar de bater, junte a farinha aos poucos, e bata por 20 a 30 minutos em batedeira comum (não bata menos tempo porque o resultado não é o mesmo). Junte então, o fermento em pó e as claras em neve e mexa delicadamente com movimentos circulares de baixo para cima. Leve a assar em forno pré-aquecido quente em fôrma untada com manteiga ou margarina (sem sal, minhas amigA!) e polvilhada com farinha de trigo. Antes de colocar no forno, bata a assadeira com a massa algumas vezes numa superfície dura a fim de eliminar eventuais bolhas de ar que podem expandir e causar a quebra do bolo na hora de desenformar. Asse em forno quente nos primeiros 10 minutos e depois reduza para médio. Desenforme morno.

Passo a passo da delícia:

Giovanna, minha assistente fofíssima,
dá uma força na meia hora de batedeira.
Toda Ofélia tem sua Aparecida.
Traduzindo para as almas mais jovens: toda grande chef e sua cozinha maravilhosa tem uma ajudante à altura.

pão de ló saindo do forno. fiquei louca de orgulho!
olha a altura e a beleza dessa massa!
olha a Palimirinha baixando aqui de novo!

recheio de doce de leite em ponto de corte (sim, da Nestlé, minhas amigA)
e ameixa seca picada

chega o segundo pão de ló

e mais doce de leite para a cobertura...

e enfim coco ralado para dar cara de festa e pouco trabalho para a aniversariante!


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 

2 comentários:

Manual do Cafajeste

Manual do Cafajeste (só para mulheres)

contador

Minha lista de blogs

gentileza

Gentileza Gera Gentileza

Estilo de casa

http://estilodecasa.blogspot.com/

Umbigo no fogao

CQC



Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Sou alguem muito grata pela vida, pela boa saude e pela boa sorte que possuo...

Video BOMMMMbril